ACUPUNTURA

Medicina Tradicional Chinesa


Acupuntura

É uma técnica de tratamento milenar originária da Medicina Tradicional Chinesa que visa à cura, a manutenção da saúde e o equilíbrio energético, emocional e físico do indivíduo, pelo estímulo de pontos específicos do corpo com agulhas muito finas, descartáveis e individuais.
  
o terapeuta elabora um diagnóstico completo e individual de cada paciente baseando-se nos métodos tradicionais como pulso, cor da pele, língua e também nos seus hábitos diários (forma de se relacionar, vida familiar, forma e maneira de comer). 

Sabendo que toda estagnação, falta, ou acúmulo de Qi (ou energia vital) num determinado meridiano (ou canal relacionado com um órgão ou víscera do corpo) leva à doença, o terapeuta procura a origem do desequilíbrio para conseguir uma ação profunda e prolongada, eliminando os sintomas e equilibrando sua causa. Sedando ou tonificando os pontos, movemos a estagnação e restabelecemos o movimento e equilíbrio Yin-Yang (duas energias opostas e complementarias do universo) necessário à saúde.

A Acupuntura é recomendada pela Organização Mundial de Saúde nos cuidados básicos da saúde e indicada no alívio de dores crônicas e na melhoria dos sintomas de muitas afecções. A nossa experiência mostra que ela ajuda nos tratamentos tanto de afecções físicas (para aliviar dores como, por exemplo, dores cervicais, lombares, ciáticas, dores no joelho, artrose, artrite...) como emocionais (ansiedade, insônia, depressão, alergias, dores de cabeça, síndrome de pânico...). Permite aliviar também patologias respiratórias, digestivas, endócrinas. Ajuda muito nos desequilíbrios específicos das mulheres (TPM, cólicas menstruais, sintomas da menopausa...) ou dos homens (próstata, disfunções sexuais...)

- Libera substâncias como neurotransmissores, serotoninas, endorfinas, cortisol...  produzindo efeitos analgésicos ou antiinflamatórios, que geram o alívio das dores e a sensação de prazer e calma.

- Diminui o cansaço e aumenta a vitalidade.
- Controla a ansiedade e diminui o stress.
- Fortalece o sistema imunológico.
- Promove o relaxamento e o equilíbrio das emoções combatendo a sobrecarga mental.



Sobre a Medicina Tradicional Chinesa

Compreender os fatores que propiciaram ao indivíduo o seu desequilíbrio fisico, mental, emocional, energético e estabelecer o seu equilíbrio é o que pretende a Medicina Tradicional Chinesa.

Saúde, bem-estar, longevidade, felicidade são produtos de uma vida em harmonia consigo e com o ambiente. Um corpo e espírito saudáveis são resultados de nossa própria escolha, de nosso modo de gerar aquilo que somos agora e aquilo que viremos a ser.

Somos todos uma parte da teia imensurável e inseparável de relações, é nossa responsabilidade perceber as possibilidades do amanhã. Somos os únicos responsáveis por nossas descobertas, palavras, ações, e pelos reflexos das mesmas no universo.

Se queremos um corpo saudável devemos desejar um mundo saudável, e portanto, começarmos tornando sadia nossa mente, respeitosa nossa relação com a natureza e cooperativa nossa comunicação com os outros.


Aurículo

A Auriculopuntura se baseia em princípios distintos da reflexoterapia (apesar de muitas semelhanças), associados ao conhecimento dos meridianos trabalhados pela medicina tradicional chinesa.

Na acupuntura as diversas regiões ou pontos podem ser estimuladas de diversas maneiras, como através de agulhas colocadas por 20 a 30 minutos, ou pequenas agulhas semi-permantentes que podem permanecer por até 5 dias.

São utilizadas também sementes de diversas plantas para massagem dos pontos, sendo a mais utilizada a de mostarda.

Chamamos de Auriculoterapia a técnica de análise e tratamento reflexológico por meio de estímulos no pavilhão auricular.

Sua origem data de milênios, tendo sido encontradas pinturas egípcias descrevendo o seu uso como anticoncepcional e para tratamento de ciatalgia, além de citações em tratados chineses e persas; Hipócrates, considerado o pai da medicina ocidental, detalhou a analgesia para nevralgias odontológicas, faciais e ciáticas.

Mais recentemente, no século XVII, o português Zacutus Lusitanus, em seu livro Zacuti Lusitani praxis medica admiranda, descreve seus tratamentos auriculares, o mesmo se dando com Valsalva, em De Aura Humana tractatus, em 1717, sendo que até a metade do século XIX são encontrados dezenas de artigos em revistas médicas relatando casos de sucesso, tendo, entretanto, caído em esquecimento até os meados de 1951, quando o médico francês Paul F. M. Nogier iniciou suas pesquisas, dando tamanho grau de desenvolvimento à técnica, que passou a ser considerado o pai da Auriculoterapia.

Acupunturista e quiropata, ele notou que diversas pessoas que sofriam de dor ciática tiveram seus sofrimentos cessados com cauterizações na orelha feitas pela leiga madame Barrin. Esses resultados empolgaram Nogier, passando ele a observar que na orelha há regiões doloridas espontaneamente ou ao toque, sempre que no corpo também houver dor.

Verificando a ocorrência dessas regiões, culminou por observar que elas pareciam desenhar uma forma fetal invertida no pavilhão auricular. Com o correr das pesquisas, foi-se mapeando a que zona corporal correspondia cada porção da orelha, tendo sido publicadas na década de 50, as suas conclusões iniciais e seus tratamentos por estímulos de agulhas na aurícula, com grande repercussão entre os acupunturistas, pois estes já estavam acustumados a esse tipo de instrumento.

A auriculoterapia é um sistema independente da acupunctura e especialidade dentro da Medicina Chinesa. A aplicação atual da auriculoterapia não se restringe apenas ao tratamento das enfermidades através dos pontos auriculares, este sistema tem-se desenvolvido em relação ao diagnóstico em muitas patologias. Através da auriculoterapia podem ser tratadas cerca de 200 enfermidades, entre as quais estão: enfermidades de carácter funcional, enfermidades de carácter neurótico e psicótico: cefaleias, neurastenia, insónia e dor.




Moxabustão

De história milenar, originária do norte da China, moxabustão -  - ¨ji¨ (pinyin) significa, literalmente, "longo tempo de aplicação do fogo", uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris. A palavra "moxa" vem do Japonês ¨mogusa¨  As folhas da Artemísia são lavadas, secadas, trituradas e peneiradas, até transformarem-se em uma massa uniforme, semelhante a uma lã vegetal - a moxa. Após preparada, a moxa pode ser moldada de diversas formas para sua utilização: as mais usuais são bastão e cone.

A combustão da Artemísia tem a propriedade de aquecer profundamente. A aplicação do calor produzido pela moxa nos pontos ou meridianos de acupuntura, remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo.

O efeito do calor ou radiação infravermelha se soma a energia yang do corpo potencializando esse aspecto (yang) da energia (chi) podendo inclusive ser conduzido até o seu extremo ou seja a transformação no aspecto oposto da energia (yin). O calor de um dia quente pode ser amenizado com xícara de chá.

Na patologia chinesa as doenças reumáticas são classificadas como doenças do frio, da tristeza e da umidade. O frio patogênico tem características Yin e consome o Qi (Chi) Yang. Predomina no inverno assim como as doenças do frio. Pode ser causado por contração e estagnação ou por exposição ao frio após transpirar, ou seer apanhado pelo vento e chuva.

A depleção do Yang pode ser percebida por membros frios; palidez, diarréia com fragmentos de alimentos não digeridos nas fezes; urína límpida e abundante.

A Umidade predomina no final do verão, época de chuvas, torna-se susceptível aos seus efeitos patogênicos com o uso de roupas molhadas e/ou residência em locais úmidos, ou mesmo contatos frequentes (ocupacionais) com a água. Se caracteriza por indolência e estagnação além de sintomas como tontura, cansaço, opressão no peito e epigástrio, náusea, vômitos, viscosidade e sabor adocicados na bôca. Doenças de pele, abcessos, úlceras gotosas, leucorréia de fluxo abundante são manifestações de seu poder patogênico. Como foi dito, pode se combinar com o frio ou calor.

No ocidente os efeitos da temperatura no corpo humano forma bastante estudados durante o final do século XIX e início do século XX consolidando-se no que é conhecido como hidroterapia ou termalismo. Atualmente o tratamento com aplicação de calor é administrado (geralmente com lâmpadas infra vermelhas) por fisioterapeutas, embora ainda se utilize saunas de vapor e banhos quentes. O Ofurô apesar de amplamente utilizado no Japão não integra o elenco das práticas médicas tradicionais da Ásia.

Apesar da concepção de saúde-doença e tratamento da moxabustuão e acupuntura serem essencialmente semelhantes, não se aplica a moxabustão em todos os pontos de acupuntura. Kikuchi, em sua prática e seu livro sobre o tema, selecionou 78 pontos (tsubo em japonês)com indicação clínica e resultados empíricos de eficácia.

Do ponto de vista ocidental, os efeitos da aplicação de calor são as alterações no comportamento metabólico/celular (elevação), circulatório (vaso-dilatação), na função nervosa (relaxamento muscular e sedação) Observe-se que do ponto de vista da fisiologia chinesa a energia yang corresponde à tonificação (aumento da taxa metabólica) e a diminuição da rigidez e espasmo favorecem ao movimento e atividade.

 Um dos componentes ativos da moxa , borneol, é comumente usado em terapias tópicas para seus efeitos anti-séptico e analgésico.

Benefícios da Moxabustão:

- aumenta a produção de glóbulos brancos. A quantidade de células do sangue começa a aumentar logo após a moxabustão direta  e atinge um pico 8 horas depois. Este pico é mantido por 24 horas. O número permanece elevado por quatro ou cinco dias após o tratamento. A quantidade de células brancas do sangue quase duplica com a moxabustão , mas quando aplicado continuamente por seis semanas , o aumento é sustentado até mesmo três meses após a interrupção do tratamento.

- aumenta a produção de glóbulos vermelhos e hemoglobina. Pesqisas apomtam que em pacientes que tinham uma razão de hemoglobina média de 78 % antes moxabustão direta , a relação foi aumentando gradativamente até atingir um pico de 90% em oito semanas. Aplicando moxabustão direta durante 15 semanas, leva 22 semanas para que a contagem dos glóbulos vermelhos volte ao que costumava ser antes da moxabustão. Ela também mostra um aumento substancial nos componentes sanguíneos: a taxa de sedimentação de eritrócitos , contagem de plaquetas , a velocidade de coagulação do sangue, o cálcio no sangue , contagem de glicose no sangue e a capacidade de produzir anticorpos.

- melhora o sangue total e circulações linfáticas. O paciente se sente aquecido,  relaxado e sonolento após o tratamento moxabustão. Pessoas que sofrem de  "sensação de frio" nas mãos e pés podem se beneficiar significativamente com a moxabustão.

- É muito eficaz no tratamento de doenças crônicas internas, devido aos fortes efeitos sobre as alterações bioquímicas em geral, especialmente no sangue e componentes do sistema imunológico , a moxabustão é muito eficaz para várias doenças crônicas dos órgãos internos.

Trata ainda,

- Artrite e outras condições dolorosas conjunto
- Tendinites , síndrome do túnel do carpo, ou lesões por esforços repetitivos
- Entorses e Distensões : acelera cicatrização dos tecidos danificados
- Tensão muscular ou rigidez
- Diminui o inchaço e a inflamação
- Cólicas menstruais e doença inflamatória pélvica
- Melhora a fertilidade através da maior circulação de sangue para o útero
- Reduz a intensidade e a duração das dores do parto
- Indução do parto


Ventosa

É um tipo de terapia adotada em diversas correntes da medicina tradicional .

Esta forma de terapia é utilizada desde tempos remotos em quase todas as civilizacões, como a européia, oriental, africana e indígena.

O uso das sanguessugas como terapêutica foi comum na idade média no ocidente. Em Portugal os “barbeiro-sangradores” eram geralmente, os técnicos encarregados de aplicar sanguessugas, por concessão de uma licença cedida pelo cirurgião-mor. Naquela época, em Lisboa, foram publicados vários livros sobre o assunto, e os salões de barbear eram o local de venda das sanguessugas.

Os indios usavam chifres e faziam a vácuo sugando o ar, os orientais costumavam empregar o bambu, e a europa desenvolveu a ventosa como conhecemos hoje, empregando o vidro.

Os copos redondos de vidro são aquecidos internamente com fogo, que cria um vácuo em seu interior, gerando uma força de sucção. Os copos são aplicados imediatamente após o aquecimento em áreas especificas da pele que necessitam de tratamento, principalmente nas costas. Hoje já podemos encontrar Ventosas de acrilico, cuja sucção é feita por um embulo mecânico acoplado.

O uso da ventosa praticamente caiu em desuso com o desenvolvimento da farmacologia, sendo seu uso quase que restrito aos acupunturistas, em especial sobre o meridiano da Bexiga, canal de energia que detém os pontos de Assentimento ou "descarga" de energia. De acordo com os princípios da Medicina tradicional chinesa, a sucção facilita a eliminação de energia espúria (negativa) do canal, com ação direta sobre as vísceras e suas funções. A ventosa tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo produzida pelos alimentos e outras fontes poluentes. A estagnação do sangue, escuro e sujo, nos músculos das costas ou das articulações, é considerada pelas Medicinas Orientais como um dos elementos causadores de doenças.

Existem três tipos de ventosas: a seca, a molhada e a deslizante.

1- A ventosa seca consiste na aplicação de um conjunto de ventosas sobre a região indicada para tratar o mal que se deseja combater. Costuma deixar marcas (hematomas), que podem ser vermelhas, marrons, roxas e até pretas, o que servirá de diagnóstico da qualidade do sangue.

2- Ventosa molhada. Nesta, escarea-se a pele imediatamente antes da aplicação da ventosa. Seja com o uso de martelinho apropriado, de agulha especial ou de equipamento específico, a escara promove a retirada de um pouco de sangue (assim ficará molhada). Seu uso, atualmente é bem restrito.

3- Ventosa deslizante. Esta técnica evita o hematoma ao mesmo tempo em que colhe os benefícios da técnica. Quase não se tem registro dessa prática no passado.

Benefícios

- Tensão muscular, como dores nos joelhos, nas costas etc. A ventosa promove a passagem do sangue da corrente sanguínea para a corrente periférica, na pele e, a seguir, o derrama sobre o músculo, relaxando-o. Muitas vezes, a tensão é tão grande que a massagem na área fica dificultada. A ventosa facilita o trabalho do massagista ou fisioterapeuta.

- Hipertensão arterial. O hipertenso costuma ter a musculatura cervical e o trapézio muito tenso. A ventosa, aplicada na região, relaxa a musculatura ao mesmo tempo em que diminui a pressão sanguínea.

- Problemas respiratórios. Nos casos de bronquite, enfisema ou mesmo de uma simples falta de ar, geralmente podemos perceber que o diafragma (músculo entre o tórax e abdômen, responsável pela utilização dos lobos inferiores do pulmão) está quase ou sem nenhum movimento. Com ele contraído, os lobos inferiores do pulmão não se movimentam como deveriam, promovendo a proliferação de vírus nestes lobos, fato responsável pelos sintomas na maioria dos problemas respiratórios. A ventosa, aplicada sobre os músculos responsáveis pela respiração, a facilita.

- Alergias e intoxicação. Talvez esta seja a melhor indicação da ventosa, apesar de esse público quase não a procurar. Com a sucção, o aumento da corrente periférica promove maior nutrição das células, desintoxicando-as. Além disso, a ventosa facilita a limpeza das glândulas sudoríporas e sebáceas, além de aumentar a drenagem linfática e a circulação venosa.

- Dor em cicatrizes cirúrgicas. A expansão da pele facilita o descolamento de neurônios aderidos reduzindo e constantemente eliminando dor residual que regulamente ocorre em cicatrizes.

- Celulite. A pressão negativa facilita uma melhor distribuição da celulite, melhorando a aparência. Nestes casos, é necessário começar com as ventosas menores e abusar da cânfora no creme ou óleo de massagem.
- Furunculose. A ventosa, em tempos idos, era utilizada como coadjuvante no tratamento de pústulas e furúnculos. Hoje em dia, a recomendação médica é procurar um posto de Saúde.